Home » Artigos » RENOVAR E PROSSEGUIR

RENOVAR E PROSSEGUIR

Nosso país, diariamente, é sacudido por novos escândalos políticos, e estes se avolumam de tal maneira que chegam a ofuscar as já tão pálidas campanhas eleitorais. Alguns candidatos pedem para ficar com objetivo de concluir seus planos, outros se apresentam como chama renovadora. Seja como for, sempre resta um tanto de esperança nas desgastadas palavras e imagens dos pleiteadores.

Continuar é garantir o mesmo, e renovação em nosso mundo é geralmente mais do mesmo. Renovação ou continuidade de fato pouco representa para a caminhada de progresso, pois nosso destino, em essência, não está nas mãos de nenhuma outra pessoa. Somos artífices de nossa própria felicidade ou de sua ausência.

É preciso renovar sim os nossos hábitos e desejos, criando condições para que o mundo no íntimo e ao nosso redor seja habitado pela paz e boa vontade, onde estejamos recheados de esperanças, cuidados e atenções para com os menos favorecidos.

Não basta afastar-se do mal. É necessário e urgente praticar o bem em todas as oportunidades surgidas. A prática do bem retira quem o pratica do lodaçal do egoísmo paralisante e, por consequência, robustece a fraternidade. Essa tarefa exige muito mais que uma promessa de campanha. Neste mundo tão materialista e materializado, exercer o bem requer esforço, desprendimento, coragem e determinação em vivenciar o ensino maior do Cristo: fazer ao outro aquilo que gostaríamos que a nós fosse feito.

Renovemos sim, mas primeiro a nós mesmos, para que através do exemplo possamos influenciar na renovação geral, quando possível.

No passado escolhemos Barrabás, e as consequências forjaram o mundo atual. Agora, já escaldados pela dor e conhecedores das bondades e das leis divinas nos renovaremos escolhendo Jesus, o único que pode nos conferir a esperança, restabelecer a serenidade e a confiança, para continuarmos no percurso de equilíbrio e progresso, que nos trará como resultado a paz e a felicidade.

Por Iriê Salomão de Campos, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Artigo do Dia’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas – 01 de outubro 2016 – Juiz de Fora – MG.